Inicialmente, é indiscutível que a pandemia do novo coronavírus forçou adaptações no mercado de trabalho. A partir disso, funcionários e empresas se viram obrigados a flexibilizar rotinas de trabalho, a mudar de ambiente e a experimentar novas formas de produzir. Dentre as novas tendências que surgiram para o trabalho, está o “Anywhere Office”. Ele diz respeito ao conceito de que o local de trabalho não precisa ser fixo – e que isso pode ser muito positivo.

Mudanças de paradigmas

Nessa conjuntura, a visão de escritório como local restrito a um prédio empresarial, com rotinas quadradas e imutáveis parece já estar ultrapassado. A nova moda é o escritório poder se materializar onde a pessoa estiver. Ele pode estar em casa, com o chamado “home office”, em espaços colaborativos de trabalho como coworkings, num café e até mesmo na praia. Com isso, as barreiras entre o espaço de trabalho e outros contextos da vida cotidiana estão se dissolvendo, o que tem se mostrado muito benéfico.

Ademais, a possibilidade de modificar os locais de trabalho promove um aumento da produtividade e do senso criativo. Um lugar novo promove oportunidades de se pensar de forma diferente, o que aprimora o trabalho e facilita para as pessoas oportunidades de conexão e de colaboração. Desse modo, é possível encontrar colegas de trabalho novos a cada dia, dos mais diversos contextos. Além disso, há a sensação de liberdade de poder escolher o lugar em que há maior sensação de conforto para trabalhar e produzir: enquanto alguns preferem locais calmos e quietos, outros podem preferir movimento e um grande número de pessoas por perto.

Anywhere Office: escritório em qualquer lugar

Portanto, pode-se observar que agora é possível tomar um bom café, aproveitar uma linda vista ou até mesmo uma viagem sem sair do “escritório” – quem antes imaginava que isso seria possível? Assim, parece que o Anywhere Office vai fazer parte das rotinas das pessoas ao redor do mundo cada vez mais a partir de agora.

 

Escrito por: Adassa Amaral

open

Espaço para Reuniões, Eventos e Estações de Trabalho Faça uma Cotação Agora!