As novas dinâmicas de trabalho e os coworkings

Imagem com um letreiro iluminado escrito "TIME FOR CHANGE" em letras coloridas. Há luzes desfocadas ao fundo e, no canto inferior esquerdo da imagem está escrito "BENDITO BLOG".

 

2020 e as mudanças nas dinâmicas de trabalho e espaços de coworkings

Primeiramente, sabe-se que o ano de 2020 afetou de forma profunda como a sociedade se organiza e se relaciona em seus mais diversos níveis. Em especial, a dinâmica de trabalho ao redor do mundo sofreu alterações significativas, tanto para trabalhadores quanto para empresas. Dentre essas mudanças, podemos destacar as práticas mais flexíveis de trabalho. Nelas, os escritórios e espaços físicos foram, em muitos casos, substituídos pelo trabalho remoto realizado a partir de casa: o “home office”. As alterações recentes colocaram, mais do que nunca, os coworkings em cena.

Outra tendência, no entanto, vem se fazendo cada vez mais presente: o “anywhere office”. Esta é a noção de que o espaço de trabalho pode estar em qualquer lugar. Desde o escritório convencional da empresa, até a casa do funcionário, passando por um café, ou até mesmo um coworking. Este último espaço vem atraindo cada vez mais atenção de pessoas e de empresas. Isso se deve ao fato de possuir inúmeros benefícios e praticidades quando comparado a locais de trabalhos convencionais.

Coworking: união de trabalho remoto com colaboração entre pessoas

Um coworking é, em linhas gerais, um espaço pensado para que pessoas de diferentes contextos, empresas e áreas de atuação trabalhem em um mesmo local que leva em conta todas as necessidades de trabalho individual e conjunto de pessoas e de empresas.

Em 2020, especialmente, os coworkings emergiram como a solução ideal para uma dinâmica de trabalho que se viu forçada a se adaptar. Muitas empresas entregaram seus espaços e escritórios físicos e inseriram seus funcionários no sistema “home office”. Com isso, diante do retorno gradual das atividades, os coworkings passaram a ser vistos como uma ótima possibilidade de unir trabalho remoto com contato humano próximo.

No contexto atual, é importante destacar que os espaços vêm investindo amplamente na segurança, seguindo orientações das autoridades da saúde para evitar contaminações. As medidas incluem uso obrigatório de máscara e aplicação do distanciamento social. Além disso, deve haver higienização frequente e efetiva dos locais de trabalho, e álcool para higienização das mãos e dos objetos. Tudo isso visa garantir um tempo de trabalho seguro para clientes e colaboradores.

Aumento da presença de coworkings

A presença dos coworkings cresce rapidamente  ao redor do mundo e projeta-se que esse crescimento tende a se acentuar pelos próximos anos, segundo dados da CoworkingResources em parceria com a Coworker.com. É possível encontrar coworkings com estilos e tamanhos diferentes, mas todos oferecem espaços de trabalho confortáveis, que estimulam a criatividade e a colaboração. Além disso, eles se destacam por promover oportunidades únicas de networking. Isso ocorre porque, num espaço que reúne pessoas diferentes trabalhando, a criação de vínculos e de contatos profissionais é inevitável. Além disso, encontrar uma comunidade de pessoas que buscam trabalhar com determinação e aprimorar seu desempenho é o ideal para alavancar a produtividade.

Para empresas, os coworkings possibilitam a funcionários um ambiente em que eles possam colaborar e produzir de forma ativa. Isso é possível, porém, sem a necessidade de comprometimento com a rigidez de um espaço físico. Coworkings aliam, para empresas, flexibilidade, economia e praticidade. Para as pessoas, eles oferecem espaços de trabalho confortáveis, que estimulam a criatividade e a colaboração.

Conclusão

O ano de 2020 certamente trouxe consigo muitas dificuldades e desafios. No entanto, para as dinâmicas de trabalho no mundo, é possível ver novas oportunidades antes inimagináveis. Se antes o trabalho era restrito a espaços convencionais, hoje, vê-se que ele pode se fazer presente em qualquer lugar. E não somente isso, mas já enxergam-se benefícios no modelo tanto para empresas, quanto para trabalhadores. Percebeu-se que é possível trabalhar remotamente, ao mesmo tempo que contato e colaboração entre pessoas são necessários. Assim, parece que dinâmicas colaborativas e coworkings estarão cada vez mais em destaque nos próximos tempos.

 

Escrito por: Adassa Amaral

open

Espaço para Reuniões, Eventos e Estações de Trabalho Faça uma Cotação Agora!