Trabalho distribuído: o que é isso e quais são seus benefícios?

Um novo modelo de trabalho

Parece que, a partir das mudanças impostas pelo ano de 2020, os conceitos e os ideais de trabalho têm sido rapidamente redefinidos e repensados. A partir da observação de que, mesmo remotamente, funcionários podem produzir, colaborar e entregar resultados efetivos e até mesmo melhores, a noção de rotinas e espaços fixos vem se dissolvendo.

Como disse Brendon Craigie, co-fundador da agência Tyto PR:

“…esse cenário pode funcionar como um catalisador para que os empregadores permitam uma forma de trabalho mais flexível no futuro, uma vez que eles estão tendo que adaptar suas organizações para permitir isso agora”.

Diante disso, surgiu um conceito inovador: o de trabalho distribuído. Esse modelo existe em empresas que têm seus funcionários trabalhando em diferentes locais. Isso pode acontecer de diversas maneiras, dentre elas, os funcionários estarem divididos entre a sede da empresa e um trabalho “home office”, ou, até mesmo, equipes sendo dispostas em espaços colaborativos, os coworkings.

Com isso, empresas inteiras têm adotado o trabalho flexível e tornado toda a sua força de trabalho distribuída. Segundo a revista Forbes, por exemplo, 70% dos trabalhadores relatam que ir ao escritório da empresa não é mais necessário.

Benefícios do trabalho distribuído

O novo modelo de trabalho distribuído apresenta benefícios relevantes tanto para as empresas, quanto para seus funcionários. De acordo com uma pesquisa conduzida pela Forbes, mais de 75% dos funcionários sentem que esse modelo aumentou sua produtividade. Ademais, 84% das pessoas preferem reuniões remotas.

Para as empresas, há uma redução de 77% dos custos operacionais. Além disso, de acordo com um estudo realizado pela Flexjobs, rotinas de trabalho flexíveis podem impactar positivamente os relacionamentos, a saúde mental e a capacidade de lidar com circunstâncias adversas das pessoas.

Portanto, parece que, cada vez mais, empresas e funcionários avaliarão os benefícios de rotinas de trabalhos flexíveis e modelos distribuídos, levando em consideração todos os aspectos positivos que esse diferente cenário para o trabalho na atualidade tem a oferecer.

 

open

Espaço para Reuniões, Eventos e Estações de Trabalho Faça uma Cotação Agora!