Coworking: mais do que um espaço de trabalho, um local de networking

Coworking: mais do que um espaço de trabalho, um local de networking

Networking: um conceito atual

Nos anos recentes, foi possível observar um destaque crescente para o “networking“, que, mais do que uma palavra, comporta uma noção de trabalho importante para os dias atuais: o investimento numa boa, estruturada e ampla rede de negócios. Com a ascensão de redes sociais voltadas para o âmbito profissional, a construção de bons contatos profissionais tem sido facilitada e seus benefícios têm se tornado cada vez mais visíveis.

A importância de desenvolver um bom networking pode levar uma empresa ou um profissional a encontrar novos clientes, a fazer parcerias, a encontrar novos colaboradores, ou até mesmo, um novo emprego. Para além disso, a rede facilita encontrar pessoas e serviços que podem ser valiosos por contribuírem com novas ideias e oportunidades únicas. Em um mundo cada vez mais conectado, muitas vezes, os contatos possíveis parecem inúmeros e é difícil encontrar aqueles que contribuirão de forma mais efetiva para a rede de negócios de cada um.

 

Networking em coworkings

Entretanto, os coworkings, que surgiram inicialmente apenas como espaços de trabalho compartilhado, têm se mostrado como especialmente úteis para o networking. Eles são locais especialmente pensados para estreitar as relações entre as pessoas e tornar a criação de redes de negócios e de contatos um processo mais simples e eficaz. Neles, cada espaço é construído de modo a favorecer o contato entre as pessoas e o trabalho colaborativo, desde as mesas de trabalho conjuntas, até os locais para relaxar.

Isso, porém, não quer dizer que a produtividade e o foco trabalho são prejudicados nesses espaços. Pelo contrário, há momentos em que todos realizam seus respectivos trabalhos e há outros em que a conversa entre as pessoas é incentivada. Por exemplo, grande parte dos coworkings investe em eventos e em workshops para que as pessoas possam ter momentos específicos para se conhecer e criar contatos. Além disso, em geral, há espaços para refeições, para descontração e até para leitura – ideais para fazer conexões.

O networking, portanto, conceito tão presente nos cotidianos profissionais, vem se destacando cada vez mais nos espaços de coworking. Muitas pessoas, por isso, têm investido nesses locais, dentre outros motivos, pela possibilidade de criar essas redes de forma facilitada.

 

Escrito por: Adassa Amaral

open

Espaço para Reuniões, Eventos e Estações de Trabalho Faça uma Cotação Agora!