Trabalha muito tempo sentado? Cuidado! Sua saúde pode estar em risco

Trabalhar sentado por longos períodos tornou-se um ato comum na vida moderna, especialmente para aqueles que trabalham remotamente ou passam a maior parte do dia nos escritórios. Essa prática está associada a vários riscos à saúde, afetando o bem-estar físico e mental das pessoas.

Aqui estão algumas razões pelas quais trabalhar sentado por muito tempo é um risco à saúde:

    1. Sedentarismo: A falta de movimento pode resultar em uma série de problemas de saúde, incluindo obesidade, doenças cardíacas, diabetes e outros distúrbios metabólicos.
    2. Problemas posturais e dores musculares: permanecer na mesma posição por horas seguidas pode levar a uma má postura e resulta em dores musculares, especialmente nas costas, pescoço, ombros e quadris. Isso acaba interferindo na qualidade de vida e na capacidade de realizar atividades diárias.
    3. Risco de doenças cardiovasculares: estudos mostraram que o tempo gasto sentado está resultando no aumento do risco de desenvolver doenças cardiovasculares, e acidentes vasculares cerebrais (AVC), isso ocorre porque há uma diminuição do fluxo sanguíneo e na capacidade do corpo de metabolizar gorduras.
    4. Impacto negativo na saúde mental: A falta de atividade física regular pode contribuir para o estresse, ansiedade e depressão, além de diminuir a concentração, a produtividade e a qualidade do sono.
    5. Redução da expectativa de vida: o sedentarismo está ligado a uma série de doenças crônicas e condições de saúde que podem diminuir a longevidade. Pesquisas epidemiológicas demonstraram uma associação entre o tempo prolongado gasto sentado e uma redução na expectativa de vida.

De acordo com um estudo da Upright Pose, feito com 2.000 trabalhadores remotos e híbridos nos EUA, a falta de mobilidade durante o trabalho afetou o bem-estar físico dos trabalhadores.

  • Estima-se que um trabalhador remoto percorre apenas 16 passos da cama até a sua estação de trabalho.
    54% dos entrevistados dizem que houve uma redução na mobilidade durante o expediente em 50% ou mais no último ano.
  • Pelo menos 82% com menos de 35 anos relatam ter tido problemas de saúde física pela primeira vez e 70% chegaram a visitar um médico para resolver o problema.

Mesmo aqueles mais jovens estão experimentando uma frequência cada vez maior de dores nas costas, quadris, ombros e problemas de postura. Demonstrando o impacto que um dia de trabalho cada vez mais sedentário pode ter no corpo das pessoas.

Como solução, os especialistas recomendam a prática de pausas, alongamentos simples e o uso de suportes ergonômicos para melhorar a postura ao longo do dia. Essas pequenas mudanças na rotina diária podem fazer uma grande diferença na qualidade de vida e na produtividade no trabalho. Vamos começar?

Auditório

* Disponível na Unidade Paraíso